Justiça condena município por danos materiais, morais e estéticos após acidente por má conservação de via pública.

13/09/2024  A 2ª Vara da Comarca de Apodi determinou que o município de Felipe Guerra pague indenizações por danos morais, estéticos e materiais devido a um acidente de motocicleta causado pela má pavimentação de uma avenida. A sentença é do juiz Thiago Lins Coelho Fonteles. No processo,…

Continuar lendo Justiça condena município por danos materiais, morais e estéticos após acidente por má conservação de via pública.

Empresas contratadas sem licitação em casos emergenciais só podem ser recontratadas por até um ano.

13/09/2024  Plenário fixou alcance de restrição prevista na Nova Lei de Licitações à recontratação sem procedimento licitatório. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as empresas contratadas sem licitação nos casos de emergência ou calamidade pública só podem ser recontratadas para a mesma situação se o novo…

Continuar lendo Empresas contratadas sem licitação em casos emergenciais só podem ser recontratadas por até um ano.

STJ suspende liminar que autorizava condenado por improbidade a disputar prefeitura no Maranhão.

12/09/2024  O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, atendeu o pedido do Ministério Público do Maranhão para suspender uma liminar que permitia a candidatura de Benedito Francisco Silveira Figueiredo, conhecido como Biné Figueiredo, à prefeitura de Codó (MA). Biné, que teve os direitos…

Continuar lendo STJ suspende liminar que autorizava condenado por improbidade a disputar prefeitura no Maranhão.

DECRETO Nº 12.174, DE 11 DE SETEMBRO DE 2024.

  • Post category:Legislações

12/09/2024  Dispõe sobre as garantias trabalhistas a serem observadas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista…

Continuar lendo DECRETO Nº 12.174, DE 11 DE SETEMBRO DE 2024.

Estado e Município devem custear cirurgia em adolescente com deformidade na coluna.

10/09/2024  A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e o Município de Itaú devem custear, em caráter de urgência, um procedimento cirúrgico na coluna de uma adolescente. A decisão é do juiz Antônio Borja, da 1ª Vara da Comarca de Apodi. De acordo…

Continuar lendo Estado e Município devem custear cirurgia em adolescente com deformidade na coluna.

LEI Nº 14.958, DE 3 DE SETEMBRO DE 2024.

  • Post category:Legislações

04/09/2024  Altera a Lei nº 14.791, de 29 de dezembro de 2023, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2024.O Presidente da RepúblicaFaço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º A Lei nº…

Continuar lendo LEI Nº 14.958, DE 3 DE SETEMBRO DE 2024.

TJMT condena município a indenizar vítima que se acidentou em via pública sem infraestrutura.

28/08/2024  O Judiciário de Mato Grosso negou recurso ao município de Rondonópolis para reverter decisão que o condenou a pagar pensão vitalícia a um homem que ficou tetraplégico, após acidente em via pública sem infraestrutura. O julgamento do pedido ocorreu no dia 31 de julho, em sessão…

Continuar lendo TJMT condena município a indenizar vítima que se acidentou em via pública sem infraestrutura.

Irregularidade fiscal de empresa não impede recebimento de serviços prestados à Administração Pública.

26/08/2024 A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) considerou ilegal o ato da instituição Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) que exigiu de uma empresa a apresentação das guias de recolhimento de obrigações fiscais, bem como de regularidade junto ao Sistema…

Continuar lendo Irregularidade fiscal de empresa não impede recebimento de serviços prestados à Administração Pública.

Município de Lucena deve indenizar por aplicar vacina de adulto em criança.

26/08/2024  A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça manteve a decisão que condenou o município de Lucena ao pagamento de indenização, no valor de R$ 5 mil, a título de danos morais, em virtude de ter aplicado vacina errada em um menor de idade. O caso…

Continuar lendo Município de Lucena deve indenizar por aplicar vacina de adulto em criança.

Município de Ipanguaçu deve restituir cilindros de gás à empresa contratada.

26/08/2024  A Justiça Estadual negou, em segundo grau, recurso do Município de Ipanguaçu após o poder público local não restituir 46 cilindros de gás a uma empresa contratada. A decisão é dos desembargadores integrantes da 1ª Câmara Cível do TJRN, à unanimidade de votos. A empresa buscou…

Continuar lendo Município de Ipanguaçu deve restituir cilindros de gás à empresa contratada.